segunda-feira, março 20, 2006

A Resistência à Tortura

.

Quantas vezes não fui posto a tormento pela minha necessidade de segurança que fazia aquietar-me sobre uma versão de mim em que fingia acreditar! E quando reagi, o interrogatório que me dirigi não hesitou em servir-se das técnicas de persuasão para me extorquir a verdade, em nome de um arrependimento com que o eu respondente não parecia querer colaborar. Não se tratava de qualquer anómala cisão da personalidade, mas da luta interior que impedisse o triunfo da facilidade conveniente ou das resistências que colocavam o grão sabotador na engrenagem da regeneração.

terça-feira, março 14, 2006

Exorcismo de Mim


Quantas vezes não me assalta a sensação de estar possesso pelo eu que não corresponde ao elemento do par que mais aprecio? Talvez por ser o temido, que é aquele que se contrapõe ao imaginado. Ambos são criações, varia apenas o destinatário da impostura. Acaba por ser mais cordato o da imagem oferecida a terceiros, pela submissão à norma, do que aquele que, em sua casa, pode exercitar e exercer livremente a sua tirania sobre o duplicado que também é, não sendo.

quinta-feira, março 09, 2006

Deformação

Não há maior deformação do que uma janela aberta para o céu.

«O Espelho Falso» de Magritte, dá-nos o menos fiável deles. A imagem reflectida do nosso olho não somente vai invertida, como carregada dos temores, ou dos sonhos de cada um. Estas nuvens poderão ser mais ameaçadoras, ou tranquilizadoras, conforme a disposição de quem as viu. E o resultado poderia para nós variar, se exergássemos a expressão de quem mirou. Mas o centro corresponde sempre a um sol diferente e menos radioso do que o esperado...

domingo, março 05, 2006

Domínio Interdito

.

Será o remorso mais ou menos do que o arrependimento? Talvez menos em intensidade, mais em duração. Hesitando entre os que como Juenger o têm em péssima conta, pela facilidade com que é encarado, face à irredutibilidade do mal feito, e o ensinamento cristão que permite aos maiores pecadores atingirem a Santidade. Há um domínio diverso, em que, todavia, é pensável: ser talvez a única maneira efectiva de controlar o Passado, amarrando o que nele ficou consignado ao ideal posteriormente construído.

quinta-feira, março 02, 2006

Equívoca Conta

.

Oh Diógenes! Se admiro a tua capacidade de despertar interesse, irrita-me a tua falta de correspondência absoluta. Se é a propriedade que rejeitas, lembra-te de que, sendo a atenção meio caminho andado para ela, fica ainda a faltar a outra metade. E rejeitá-la por antecipação é dar por certo o que o não é, por enquanto. Irmana-te aos despeitados, ou aos incautos, é atitude indigna de Ti.